quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PINHEL

Cidade portuguesa de 9.600 habitantes situada na regiom da Beira e banhada polo rio Côa. O seu nome deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona.

Embora o foral de Pinhel de 1200 já regista a atividade comercial dos Hebreus aí residentes, a comuna judaica desta antiga cidade fronteiriça deve ter-se desenvolvido apenas no início do século XV. No final deste século, favorecida pola proximidade de Espanha, vê o número de habitantes judeus ascender a cerca de 200. 

Numha clara referência aos Judeus vindos dos reinos de Espanha, em Pinhel houve um ditado popular bem satírico: "Pires, Petras, Desterros e Galhanos, retirar deles som judeus castelhanos". De facto, as famílias mais comuns correspondiam aos Barzelai, Amiel, Abenazum, Ergas, Cid, Adida, Cohen e Castro. 


No início do século XX, o movimento iniciado polo capitám Barros Basto, conhecido como a “Obra do Resgate” motivou as famílias de origem judaica a iniciarem a construçom dumha sinagoga, e em 1931 chegaram mesmo a considerar-se publicamente judeus, celebrando o novo ano judaico.

Em 8 de maio de 1932 constitui-se a comunidade Israelita de Pinhel, cuja sinagoga ficou com o nome de “Shaaré Orah” (Portas da Luz). Os tempos conturbados da Segunda Guerra mundial voltaram a aconselhar discriçom à comunidade de Pinhel, e atualmente é difícil encontrar referências à localizaçom dessa sinagoga.

2 comentários:

  1. Boa tarde de 13/07/2021
    Meu nome é Rafael Miceli, minha mãe nasceu em Pinhel, seu nome era Maria Alice dos Reis e minha avó Argentina Reis, meu bisavô, Ezequiel Reis. Por motivos que não conheço, não chegou até a mim, a cultura judaica, não obstante, minha tia, Ilda Reis, havia dito que minha avó Argentina era judia. Eu, gostaria de retomar o judaismo de minha família, mas não consigo encontrar onde meu bisavô foi enterrado. Será que alguém, que por ventura e boa vontade, poderia me ajudar? Não consigo encontrar endereço ou e-mail de alguém que possa dar essa informação.
    Grato..Shalom.
    Rafael Miceli - Brasil.
    E-mail melhor: rafaelbnmiceli@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rafael,
      Na hipótese de o ser bisavô ter sido batizado (nessa altura a prática aberta do judaismo era banida), talvez pode encontrar algumha resposta procurando no arquivo da diocese à que pertence Pinhel. Repare em que Pinhel foi sede de diocese entre 1770-1881, altura em que foi extinta e incorporada na da Guarda. A igreja possui e costuma conservar os registos de nascimentos e óbitos da gente das freguesias.
      Cumprimentos,
      Caeiro

      Eliminar